5 km, 15 km, 21 km… não importa a distância, você precisa ter uma preparação para a corrida de rua. Isso envolve treinamento, alimentação e descanso. Então fique ligado nas nossas dicas e saiba como se preparar para corrida de rua.

Como se preparar para corrida de rua

Saúde

Quando decidir participar da maratona, a primeira coisa a se fazer é ir ao médico. Faça aquele check up para saber se você está apto para praticar. Afinal, a corrida exige muita disposição física e não é indicada para pessoas que têm problemas respiratórios e cardíacos.

Outra questão é a saúde dos seus pés. Você precisa cuidar para que não ocorra nenhum tipo de problema que atrapalhe a sua performance. Evite calos, rachaduras e micoses. Passe produtos específicos e faça higienização, além de cortar e lixar as unhas.

Alimentação

Aproveitando a ida ao médico, fale com um nutricionista. Ele pode te ajudar a criar uma dieta saudável e com alimentos ricos que dão o que você mais precisa: energia. Dê preferência a frutas, vegetais, legumes, carnes magras e evite comidas gordurosas e industrializadas.

Sempre coma duas horas antes do treinamento e procure por coisas mais leves. Comer e correr pode te causar indigestão. Ah, não se esqueça de beber água para hidratar.

Treinamento

Se você não tem muita experiência com corrida, a recomendação é procurar um treinador ou amigo que consiga te ajudar.

Antes de correr, sempre faça exercícios e alongamentos para fortalecer os músculos e evitar lesões e câimbras.

Coloque metas de km por dia, por exemplo, “hoje vou tentar correr 1km por uma hora”. No começo não coloque objetivos altos, faça devagar e aos poucos aumente o ritmo, sempre respeitando o seu corpo. Depois de muito tempo treinando, tire um dia ou dois para correr o km do evento. Assim, você já terá ideia como será a corrida, quais pontos precisa melhorar, etc.

Descanso

Em algum momento do treinamento, se sofrer alguma lesão ou se sentir indisposto, tire alguns dias de descanso até voltar a ficar bem. Nunca corra lesionado ou doente, isso faz mal para a sua saúde.

Inclusive faça uma rotina que permita você tirar de 7 a 8 horas de sono. Dormir pouco pode te deixar desmotivado e improdutivo.

Preparação para a corrida de rua: o que fazer no dia?

 

A primeira coisa é descansar bastante na noite que antecede a corrida. Durma cedo e o suficiente para estar disposto durante a corrida.

No café da manhã, dê preferência a cereais, frutas e iogurte. Fora isso, beba bastante água para ajudar na digestão e absorção dos nutrientes. O ideal é você tomar o café da manhã até duas horas antes da corrida, para não fazer o exercício com o estômago cheio.

Faça alongamentos para ajudar no percurso e verifique a sua pressão e condição física, para evitar problemas durante a corrida.

Dê preferência a roupas confortáveis e leves, além do tênis específico para corrida. Passe os produtos certos para o seu pé e corte as unhas, não deixando acontecer aqueles incômodos que falamos anteriormente.

Depois desse artigo, você está pronto para correr? Qual é a corrida que você tem mais vontade de participar?