Praticar esportes é algo essencial para a qualidade de vida, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental (como falamos em outro artigo). Apesar disso, qualquer prática requer cuidados específicos. Seguir os cuidados nos esportes ajuda a evitar lesões e exaustão física.

Cuidados nos esportes começa na ponta dos pés

Manter a saúde dos pés é importante para a atividade física, principalmente para quem pratica corrida, escalada e outros esportes que necessitam do apoio maior dos pés.

cuidados nos esportes

Unhas grandes e encravadas podem prejudicar o desempenho físico, além de causar lesões. É ideal manter as unhas bem aparadas e lixadas, fora evitar usar tênis apertados. Para viagens mais longas, você pode levar o seu Kit Unhex Sport e manter os cuidados mesmo longe de casa.

Fora as unhas, os pés também merecem cuidados especiais. Assim como o restante do corpo, os pés podem ficar mais ressecados, para evitar rachaduras utilize cremes hidratantes e óleos específicos, que combatem até micoses e frieiras.

Falando em evitar fungos, sempre higienize muito bem os seus pés e sapatos, como forma de evitar o famoso “pé de atleta”.

Roupas adequadas

Assim como a natação exige trajes de banho e o judô o kimono, outros esportes também precisam de roupas adequadas. Para quem faz longas caminhadas, há roupas específicas térmicas, que ajudam a enfrentar altas e baixas temperaturas.

cuidados nos esportes

Quem pratica esportes que requer mais esforço físico, precisa utilizar roupas mais leves e confortáveis.

Se hidratar bastante

cuidados nos esportes

Essa dica é para qualquer tipo de atividade física: beba água. Não se hidratar pode trazer complicações para o seu organismo. Quanto mais energia você dedica, mais o seu corpo necessita de hidratação.

Utilizar protetores em esportes radicais

Skate, bicicleta, escalada e outros esportes que podem ser arriscados, devem ser feitos com proteção. Capacete, joelheiras, tornozeleiras e tudo mais que for preciso.

cuidados nos esportes

“Mas eu só ando de bicicleta no parque”, mesmo assim é recomendável que você se proteja. Por mais simples que o tombo pareça, pode causar lesões sérias.

Alimentação

Além de seguir uma dieta balanceada, faz mal praticar um esporte depois que comeu algo pesado. Muitas pessoas jogam futebol, logo depois de comer aquele churrasco, isso faz mal e é uma das causas para dores estomacais.

cuidados nos esportes

Sempre que for praticar qualquer esporte, opte em comer alimentos leves e saudáveis.

Busque um médico

Independente do esporte que você pratica, faça visitas regulares ao médico de seis em seis meses.  Dessa forma, você consegue praticar tranquilo, sabendo que está tudo bem com a sua saúde.

Gostou desse artigo? Deixe nos comentários, qual é o seu cuidado principal para praticar esportes.