Vamos concordar, não há melhor experiência do que viajar! Mas como nem tudo são flores alguns perrengues podem acontecer e transformar esse momento de conhecimento e tranquilidade em estresse. Claro, que muitas coisas são imprevisíveis e não tem como controlarmos, porém, outras podem ser evitadas seguindo essas dicas de organização para viajar.

Para você ter uma viagem “relax”, separamos algumas dicas de como preparar a viagem, desde da escolha do destino até arrumar a mala.

Importante: data, companhia e gastos

Antes de pensar em viajar, é preciso saber quando você pode viajar. Quantos dias pretende ficar fora? Vai aproveitar o próximo feriado prolongado ou vai fechar as suas férias?

Outra coisa é saber quem vai com você e se esses acompanhantes tem a mesma data livre.  Com isso, você já pode estabelecer a data da viagem e quantos dias poderá ficar fora!

Não esqueça de definir um valor mínimo para viagem, isso ajuda a escolher qual destino cabe mais no seu bolso.

Escolhendo o destino

Como você já sabe data, o tempo disponível para curtir a viagem e quem vai com você, chega o momento mais legal: decidir o destino.

Com a data em mente, fica mais fácil descobrir os destinos que mais combina com a época do ano. Então, se você pretende viajar no outono, por exemplo, pode conferir essa lista de lugares ideais para essa estação aqui no blog.

A distância da viagem também deve ser calculada, porque se você tiver apenas quatro dias é melhor pensar em algo nacional ou no máximo algum país da América do Sul. Também se lembre de quanto você estipulou gastar, alguns destinos podem sair mais caro do que o planejado.

Fora isso, é legal pensar no que você gosta e o objetivo da viagem. Por exemplo, você quer curtir praias ou explorar culturas diferentes? está a fim de acampar ou ficar descansando em algum hotel luxuoso? Todas essas coisas devem pesar na hora de escolher o destino.

Como chegar até lá?

Com data, destino e companhia fechada, vale começar a pesquisar onde vai ficar, se vai fechar a viagem com agência ou por conta própria, etc.

Se você decidir fechar por conta própria, tome muito cuidado com o lugar que escolher ficar, se a sua vaga está garantida mesmo.

Outra coisa é pensar como você vai fazer para chegar lá: de carro, ônibus ou avião?

No caso de pacotes de viagem o avião está incluso, mas se esse não for o seu caso, a nossa dica é buscar as passagens em sites comparativos. O mesmo voo pode sair barato com a variação de horários e companhias. Afinal, economia é sempre bem-vinda!

Separando os documentos

Esse tópico é mais para quem vai viajar para o exterior. Coloque em uma pasta tudo que precisa: visto, passaporte, seguro médico, entradas para parques e shows, etc.

Para quem vai viajar pelo Brasil, leve documentos essenciais como rg, cpf, carteira de motorista e até mesmo a carteira do convênio. Nunca sabe quando vai precisar, né? Falando nisso, verifique se o seu convênio atende a cidade ou estado que você irá viajar.

Organizando tarefas pendentes antes de viajar

Já sabe com quem vai deixar o seu animal de estimação? Passou todas as tarefas para quem vai ficar no seu lugar no trabalho? Essas coisas parecem simples, mas devem ser resolvidas com antecedência.

Imagina você viajando tranquilamente, quando alguém do seu trabalho liga perguntando de uma “pasta específica”. Situação bem chata, não é mesmo?

O que levar na mala?

Sabendo o destino e quanto tempo irá ficar, é mais fácil escolher o que levar. Se você vai em algum lugar com neve, sabe que precisar levar mais roupas de frios e até itens específicos como segunda pele. Para a praia, não pode esquecer da roupa de banho.

Também vale pensar se fará alguma atividade diferente durante a viagem, se esse for o caso precisa lembrar de levar roupas e equipamentos especiais.

Para não esquecer nada, a nossa dica é criar uma lista dividida por categorias (roupas, documentos, acessórios, etc.) de tudo que você precisa levar.

Algo que também não pode faltar na sua mala é o Unhex Viagem, esse conjunto completo e perfeito para levar em qualquer lugar.