Muitas vezes a atividade física é ligada a questão estética, quando na verdade traz inúmeros benefícios para a saúde, o corpo e a mente. Apesar de todos esses aspectos positivos, 70% da população mundial é sedentária – segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os fatores principais que levam as pessoas a não praticarem atividades está a falta de tempo, motivação e conhecimento. Entre todos, o conhecimento é o mais importante, entender por completo porque se exercitar é essencial já é um passo a mais para quem tem uma vida sedentária.

Quem pratica atividade é mais feliz?

Pessoas que praticam esportes tendem a ser mais concentradas, focadas e pontuais em outras áreas de sua vida, devido a rotina estabelecida. Fora que manter um corpo definido melhora a autoestima

A movimentação do corpo também ajuda na memória, combatendo o acúmulo de placas que reduz a capacidade dos neurônicos – podendo até causar o Alzheimer – e estimula a célula tronco evitando o atrofiamento dessa região do cérebro.

Photo credit: DFAT photo library on Visualhunt.com

A busca da felicidade pode ser encontrada por meio da atividade física também. Segundo o estudo da Universidade de Penn State, pessoas que fazem qualquer tipo de exercício físico são mais felizes do que as que não fazem.

Durante a atividade física a serotonina e a dopamina é liberada. Mais serotonina, mais chances de ter um sono tranquilo. Fora isso, quando o corpo está com um nível baixo dessa substância a agressividade, ansiedade e o estresse é aumentado. Em alguns casos, a falta total de serotonina pode trazer problemas como a depressão. Concluindo, mais serotonina, menos estresse e situações infelizes, levando bem-estar para a sua vida.

Já a famosa dopamina quando entra em escassez pode atrapalhar o seu sono, humor, concentração e aprendizado. Você sentirá totalmente sem ânimo e ficará sempre na defensiva.

A dopamina é conhecida por alcançar altos níveis quando estamos apaixonados, mas ela também pode ser produzida na atividade física, dando a sensação de bem-estar e felicidade.

Aumento de hábitos mais saudáveis

As atividades físicas levam as pessoas a desejarem serem mais saudáveis. A alimentação muda, a preocupação em buscar alimentos que tragam benefícios é muito maior do que simplesmente ingerir algo por causa do sabor. A prática também ajuda a diminuir a vontade de consumir gorduras e até combate vícios em cigarro, bebidas alcoólicas e cafeína. A vontade de beber água também se torna maior.

Manter uma vida saudável também leva a procurar por outros hábitos, como a meditação, leitura, etc.

Uma coisa leva a outra! Fazer exercício cria essa preocupação em ter uma boa saúde e futuramente evita problemas, que vão desde o desempenho físico até doenças graves.

Corpo em forma

Fora alcançar um corpo atlético, a atividade física contribui para a musculatura, ajuda no fortalecimento dos ossos, reduz a tensão arterial e muitas outras coisas:

  • Seus órgãos funcionam melhor, principalmente o coração
  • O intestino é regularizado
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Melhora a postura
  • Fortalece as nossas estruturas ósseas
  • Age contra a osteoporose
  • Aumenta a imunidade
  • Alivia dores
  • Combate a obesidade

 

Depois dessa você já deve ter motivação suficiente para encarar uma atividade física, hein?